A Reciclagem Garantida Papirus + Polen é um projeto de economia circular que envolve todos os elos do mercado de embalagens. Nosso papelcartão gera créditos de reciclagem para as marcas e promove o desenvolvimento da infraestrutura de logística reversa.

O infográfico acima ilustra o ciclo percorrido pela embalagem até chegar à mesa do consumidor. O projeto conecta todos estes elos através de tecnologia, apresentando ao consumidor um QR Code com a rastreabilidade do papelcartão utilizado nas embalagens. As cooperativas ganham novas possibilidades de receita, as gráficas diferenciam seu produto e os proprietários das marcas atendem aos requisitos da logística reversa através dos créditos de reciclagem. 

O que é a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é uma lei (Lei nº 12.305/10) que exige dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos, com foco na redução da sua quantidade, logística reversa e responsabilidade compartilhada.

O que é logística reversa?

A logística reversa é um dos instrumentos criados para a aplicação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Na prática, as empresas de produtos embalados passam a ser responsáveis pela reinserção de 22% das embalagens geradas na cadeia da reciclagem.

O que são os créditos de reciclagem?

Como garantir que 22% do papelcartão utilizado nas embalagens está voltando ao ciclo? Com a ajuda da cleantech Polen, através de um sistema blockchain seguro e transparente, garantimos que o resíduo pós-consumo comprado das cooperativas é reciclado e transformado em embalagens para os proprietários das marcas, gerando créditos de reciclagem para atender à legislação de logística reversa.

Os cartões da Linha Vita que geram créditos de reciclagem:

Papelcartão 100% reciclado com certificação FSC® indicado para projetos relacionados à sustentabilidade e ao aumento no índice de reciclados pós-consumo nos sistemas de embalagens.
Papelcartão com 30% de fibras de papel reciclado pós-consumo. É o produto ideal para projetos de economia circular com necessidade de qualidade visual e fidelidade de cores.

O passo a passo da Reciclagem Garantida Papirus + Polen

1) Descarte correto da embalagem

O consumidor é protagonista nesta etapa, destinando corretamente as embalagens após o uso. A consciência de que somente o lixo seco separado pode ser reciclado é o passo inicial de todo o ciclo.

2) Coleta seletiva e catadores

Os caminhões da coleta seletiva e os catadores recolhem os resíduos recicláveis e direcionam aos galpões de reciclagem das cooperativas.

3) Cooperativas de reciclagem

Os catadores são responsáveis pela coleta da maior parte do resíduo reciclado hoje no Brasil. Organizados na forma de cooperativas e operando em galpões de separação, eles fornecem as aparas de papel que vão virar embalagem novamente.

4) Registro das notas pela Polen através de blockchain

A Polen certifica a venda de resíduos para a Papirus, lançando as notas através de um sistema blockchain. Ela também homologa as cooperativas e as capacita no uso do sistema.

5) Reciclagem pela Papirus e produção do papelcartão Vita

A Papirus recicla as fibras de papel pós-consumo e pós-industrial e produz os seus cartões Vitacarta e Vitacycle. O resíduo pós-consumo utilizado na fabricação permite aos proprietários das marcas adquirirem os créditos de reciclagem.

6) Gráficas

As gráficas utilizam o papelcartão Papirus na fabricação das embalagens para os proprietários das marcas, com impressão e acabamentos.

7) Resíduos pós-industriais

São gerados na produção das embalagens e no envase nos brand owners. Esses resíduos realimentam o ciclo da economia circular. Sua reciclagem ajuda a suprir a necessidade por aparas de boa qualidade e diminui os impactos ambientais nos aterros.

8) Proprietários das Marcas

Embalam seus produtos com sustentabilidade e podem utilizar os créditos de reciclagem para atender a legislação de logística reversa. A inclusão do selo "Reciclagem Garantida pela Polen" ajuda a comunicar a economia circular para o consumidor final.

9) Distribuição e Varejo

Aqui a embalagem cumpre sua função protegendo o produto, criando comunicação visual no ponto de venda e viabilizando o fluxo da economia circular.

10) Consumidor

O consumidor pode ler o QR Code impresso na embalagem tendo acesso à rastreabilidade do papelcartão utilizado e conhecendo mais sobre as iniciativas de sustentabilidade das marcas. E tudo recomeça, com o descarte correto da embalagem.