Objetivo é ampliar a disponibilidade dos equipamentos no processo produtivo, monitorando-os em tempo real, e reestruturar todas as atividades de manutenção
A fabricante de papel cartão Papirus está avançando no processo de digitalização dos ativos para monitorá-los em tempo real, com o objetivo de ampliar a disponibilidade dos seus equipamentos no processo produtivo. Para isso, definiu um plano de investimentos de 2,5 milhões de reais até 2026, dos quais 1 milhão já foram aplicados.
O projeto prevê a instalação de um total de 400 sensores nos equipamentos para monitorar em tempo real o seu funcionamento e detectar, de forma preditiva, qualquer risco de anomalia que possa afetar sua funcionalidade. Já estão em operação 92 sensores. No projeto, a empresa priorizou as análises sobre equipamentos que afetam diretamente a qualidade e a produtividade da produção de papel, já que o parque fabril é extenso.
