Iniciativa ‘Ser Mais, Ser Juntos’ celebra primeira turma formada e expande oportunidades de educação e profissionalização para trabalhadores da reciclagem
No próximo dia 5 de maio, segunda-feira, 37 catadores e catadoras de cooperativas de São Paulo receberão diplomas de conclusão do ensino básico em cerimônia na Casa do Cooperativismo Paulista. Eles fazem parte do projeto “Ser Mais, Ser Juntos”, iniciativa que nasceu em 2023 a partir de um diagnóstico com cooperativas de reciclagem da capital. A pesquisa mapeou a escolaridade dos cooperados e revelou que 70% dos que não haviam concluído os estudos desejavam obter o diploma – demanda que deu origem ao programa. Combinando EJA (Educação de Jovens e Adultos), metodologia Paulo Freire e cursos técnicos do SENAI, com selo de qualidade do MEC, o projeto celebra agora sua primeira turma formada e anuncia o início da próxima, em 2025, com 62 novos matriculados.
Com o objetivo de expandir o acesso à educação, as novas vagas para este ano incluem tanto EJA (Fundamental II e Médio) quanto cursos técnicos do SENAI, e são voltadas exclusivamente para esses trabalhadores, muitos dos quais nunca tiveram acesso a educação de qualidade. O projeto já beneficia 16 cooperativas da região metropolitana.
